O título da Libertadores de 1998: a campanha histórica do Vasco

Título do Cruz-Maltino é considerado um dos mais difíceis da história, com times “pesados” no caminho

O caminho até a final

A conquista da Copa Libertadores do Vasco da Gama já tem 26 anos e aconteceu em 1998. Então, o Bolavip Brasil relembra essa conquista histórica do Cruz-Maltino na maior competição sul-americana, com a trajetória até a final e os detalhes mais importantes daquela decisão.

A campanha do Vasco naquela Libertadores começou no Grupo 2, com outras três equipes: Grêmio, América e Chivas, ambos do México. O Cruz-Maltino terminou a fase em segundo lugar do grupo, com oito pontos, duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

nas oitavas de finais, enfrentou o atual campeão da competição, o Cruzeiro. Na primeira partida, com mando do time carioca, o Cruz-Maltino venceu os mineiros por 2 a 1. A volta, no Mineirão, terminou empatado em 0 a 0. Em seguida, voltou a enfrentar o Grêmio, que também estava no mesmo grupo.

O primeiro jogo contra o Imortal terminou empatado em 1 a 1. Na volta, o Vasco venceu por 1 a 0 e avançou às semifinais da competição. Nas semis, enfrentou o poderoso River Plate, que era considerado o melhor time da América do Sul na época. O brasileiro saiu com vitória no primeiro jogo e empatou o segundo.

A vitória sobre o Barcelona de Guayaquil

No primeiro jogo da decisão, o Vasco da Gama venceu o Barcelona de Guayaquil em São Januário, por 2 a 0, com gols de Luizão e Donizete. Os tentos foram marcados ainda no primeiro tempo da decisão, aos 7 e 33 minutos da primeira etapa.

Luizao pelo Vasco em 1998. Foto: AllsportUK /Allsport
Luizao pelo Vasco em 1998. Foto: AllsportUK /Allsport

Já na segunda partida, o Cruz-Maltino visitava o time equatoriano. E o clima em Guayaquil era hostil, com pedradas no ônibus, fumaça e som alto dentro do vestiário. Porém, em campo, a história era outra. E o Vasco garantiu o título ainda no primeiro tempo.

A dupla Luizão e Donizete, novamente, marcaram os gols da vitória do Vasco, por 2 a 1. Os tentos foram marcados aos 24 e 45 minutos da primeira etapa. O Barcelona diminuiu o placar aos 34 do segundo tempo. Mas não foi suficiente: Vasco 4 a 1 no placar agregado e campeão da Copa Libertadores de 1998.

Escalação do Vasco: Carlos Germano, Vágner, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho (Vitor), Nasa, Juninho e Pedrinho (Ramon); Donizete e Luizão (Alex). Técnico: Antonio Lopes – Escalação do Barcelona: Cevallos, Gómez, Noriega, Montanero, Quiñonez e Fricson George; Carabali, Morales e Ascencio; De Ávila e Delgado. Técnico: Ruben Insua.


Go to Source
Author: Fabiana Meireles