O secretário de comércio Lutnick volta a alívio tarifário em eletrônicos

O secretário de comércio Lutnick volta a alívio tarifário em eletrônicos

O secretário de Comércio Howard Lutnick voltou a recente isenção de tarifa recíproca em eletrônicos selecionados anunciados em um boletim de 12 de abril da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.

Em 13 de abril, Lutnick contado A ABC News de que a isenção tarifária recíproca foi temporária até que o governo estabeleça um regime tarifário setorial para produtos semicondutores, que inclui telefones, processadores gráficos e chips de computação em um “mês ou dois”. Lutnick acrescentou:

“O presidente Trump chamou produtos farmacêuticos, semicondutores e automóveis. Ele os chamou de tarifas do setor, e esses não estão disponíveis para negociação. Eles farão parte de garantir que os principais itens de segurança nacional sejam fabricados neste país”.

“Não podemos confiar na China para coisas fundamentais de que precisamos. Nossos medicamentos e nossos semicondutores precisam ser construídos na América”, continuou Lutnick. O funcionário também disse estar confiante de que os EUA e a China chegariam a um acordo comercial por meio de negociações.

A ênfase na segurança nacional e nas indústrias críticas pode sinalizar que as tarifas comerciais serão uma política geoestratégica de longo prazo e não apenas uma tática de negociação de curto prazo para tornar os exportações mais atraentes, como sugeriram alguns analistas.

O índice S&P de volatilidade (VIX), uma medida da volatilidade do índice de estoque S&P, permanece elevada em meio à incerteza macroeconômica. Fonte: TradingView

Relacionado: Bitcoin ‘Decouples,’ as ações perdem US $ 3,5T em meio a uma guerra tarifária de Trump e alertando de ‘inflação mais alta’

A guerra comercial aumenta a volatilidade e envia mercados caindo

As tarifas comerciais de Trump caíram os mercados de ações e criptografia, enxugando trilhões de trilhões no valor dos acionistas, à medida que os investidores despejavam ativos mais arriscados sobre o medo de uma longa guerra comercial entre os Estados Unidos e seus parceiros comerciais.

Em um post de 10 de abril, o analista da Bloomberg, Eric Balchunas, citou o gráfico de volume de histórico de patrimônio líquido dos EUA como evidência de que o índice do mercado de ações S&P 500 agora é mais volátil que o Bitcoin (BTC).

Segundo o analista, o índice S&P 500 atingiu um nível de volatilidade de 74 em abril, em comparação com o 71 do Bitcoin.