Flamengo inicia busca pelo tetra da Libertadores com histórico ruim como visitante
O Flamengo estreia na Libertadores nesta quinta-feira (2), contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, de olho no quarto título continental. Porém, o retrospecto rubro-negro na primeira rodada não é animador: em 20 participações, venceu apenas sete vezes. A última vitória foi em 2022, quando conquistou o tricampeonato.
Nos dois últimos anos, o Flamengo tropeçou na estreia. Em 2023, perdeu para o Aucas, no Equador. Já em 2024, empatou com o Millonarios, na Colômbia. O desempenho como visitante também preocupa, já que o time não vence fora de casa na competição desde a goleada sobre o Vélez Sarsfield, na semifinal de 2022.
Ao todo, são nove jogos consecutivos sem vitórias longe do Rio de Janeiro. Nesse período, foram cinco derrotas e quatro empates, incluindo reveses para Bolívar e Palestino na fase de grupos e nas oitavas de final da última edição do torneio.
Sequência negativa como visitante
A última vitória do Flamengo na primeira rodada da Libertadores ocorreu em 2022, contra o Sporting Cristal, no Peru. Na ocasião, Bruno Henrique e Matheuzinho garantiram o triunfo por 2 a 0.
Desde então, o Rubro-Negro acumula uma sequência ruim longe de casa. Em 2023, após perder para o Aucas na estreia, empatou com Racing e Ñublense antes de ser eliminado pelo Olimpia. Já em 2024, além do empate com o Millonarios, foi derrotado duas vezes pelo Bolívar e perdeu para o Palestino.
Para piorar, o Flamengo não disputa sua primeira partida da fase de grupos no Rio de Janeiro desde 2018, quando empatou com o River Plate no Nilton Santos. Naquele jogo, Henrique Dourado e Éverton marcaram para os cariocas.
Rubro-negro empatou com o Internacional na estreia do Brasileirão, no último final de semana. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Desafio no caminho do tetra
O Flamengo sabe que uma boa estreia pode dar confiança para buscar mais um título continental. No entanto, além de enfrentar o Deportivo Táchira fora de casa, precisará lidar com o peso de um histórico recente desfavorável na competição.

Veja também
Flamengo que comprar outro centroavante da Premier League e não é Richarlison
Com um elenco recheado de estrelas, o time tenta encerrar a sequência negativa como visitante e começar sua trajetória na Libertadores com o pé direito. Uma vitória na Venezuela pode significar um novo começo para o Rubro-Negro na competição.