Como seriam os duelos das oitavas da Libertadores no formato antigo?

Duelos teriam Atlético-MG e Palmeiras entre os melhores e um clássico carioca nas oitavas de final da Libertadores

Formato utilizado até 2017 foi consagrado na competição

Com o fim da fase de grupos da Libertadores, é hora de projetar os confrontos da fase de mata-mata da competição, antes do sorteio que ocorrerá na próxima segunda-feira (3), às 13h (horário de Brasília), na sede da CONMEBOL, em Luque (PAR).

Nesta etapa, vale o clássico modelo de um torneio eliminatório: quem perde, vai pra casa e deixa o sonho pra mais tarde, o que não mudou para nenhum dos envolvidos na competição da CONMEBOL.

Mas o que mudou nos últimos anos foi o modelo de disputa da competição, que antes tinha a ver com as campanhas apresentadas pelas equipes dentro da Libertadores, e a partir de 2017, passou a ter as oitavas de final definidas por sorteio.

Por conta disso, imediatamente após o fim de uma fase de grupos, nos últimos anos, se gera a pergunta: como seriam os confrontos no modelo anterior? E em 2024, teria clássico entre equipes do Brasileirão.

Veja como seriam mata-matas da Libertadores no formato anterior

Antes de 2017, a Libertadores seguia o modelo dos confrontos que envolviam os respectivos duelos nas oitavas de final: 1º x 16º; 2º x 15º; 3º x 14º; 4º x 13º; 5º x 12º; 6º x 11º; 7º x 10º; e por fim, 8º x 9º lugar.

Este modelo de campanhas faria equipes como o River Plate, que teve a melhor campanha da fase de grupos, ter um duelo diante do Colo-Colo, que teve a pior entre os classificados.

Quem se daria bem com uma das melhores campanhas, seria o Atlético-MG, que teve a segunda melhor pontuação, e enfrentaria a equipe que teve a segunda pior até o momento.

A configuração clássica também promoveria um clássico entre Fluminense e Botafogo na próxima fase. Veja como seriam os duelos sob este modelo, com a presença do The Strongest e do Huachipato entre os classificados, com suas atuais pontuações:

Confrontos das oitavas da Libertadores no modelo até 2017:

  • River Plate (1º) x Colo-Colo (16º)
  • Atlético-MG (2º) x San Lorenzo (15º)
  • Palmeiras (3º) x Huachipato (14º)
  • Fluminense (4º) x Botafogo (13º)
  • São Paulo (5º) x Nacional (12º)
  • Bolívar (6º) x Flamengo (11º)
  • Junior (7º) x Peñarol (10º)
  • The Strongest (8º) x Talleres (9º)


Go to Source
Author: Caio Bitencourt

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.