Ai e Blockchain - uma partida feita no céu

Ai e Blockchain – uma partida feita no céu

Opinião de: Merav Ozair, PhD

Os magnatas da tecnologia não podem parar de anunciar a revolução da inteligência artificial – de Bill Gates a Sundar Pichai e Jensen Huang – sinalizando que a IA agêntica e a robótica reivindicarão nossos empregos e atuarão como nossos assistentes autônomos que se apresentam em nosso nome em nossa vida profissional e pessoal.

Se esses cenários acontecem em alguns anos ou estão décadas de distância, provavelmente evoluiremos para esse futuro de alguma maneira, e a tecnologia, mais uma vez, remodelaremos nossas vidas. Sem o apoio da tecnologia Blockchain, no entanto, seria bastante difícil e potencialmente impossível, para que a IA e a robótica evoluam para o que seus proponentes esperam que eles.

Se esperamos que esses serviços e dispositivos agem de forma autônoma, segurança, privacidade, transparência e responsabilidade estarão no topo de nossas mentes. Essas áreas são onde brilha o blockchain e podem apoiar as fraquezas da IA ​​para facilitar a escala e a evolução dessa visão.

Os pontos fortes da blockchain suportam fraquezas de IA

A tecnologia Blockchain pode reforçar significativamente a segurança dos modelos de IA, aproveitando seus principais recursos, como descentralização, imutabilidade, rastreabilidade, contratos inteligentes, privacidade de dados e verificação de identidade. Por exemplo, mas não limitado a:

  • O aspecto da descentralização elimina um único ponto de ataque, aumentando a resiliência dos modelos de IA contra violações.

  • A imutabilidade do blockchain garante que os dados utilizados no treinamento de modelos de IA e os próprios modelos não possam ser alterados ilícitos, mantendo a integridade dos modelos.

  • Todas as alterações ou decisão tomada pelo modelo de IA podem ser rastreadas audivelmente através da blockchain, fornecendo transparência e responsabilidade incomparáveis.

  • Os contratos inteligentes automatizam a aplicação das regras de acesso a dados e uso, impedindo o uso não autorizado ou antiético dos modelos de IA.

  • Contratos inteligentes podem garantir que os dados sejam usados ​​apenas para treinamento e teste e por pessoal autorizado, bloqueando a opção de serem usados ​​para outros fins. A combinação dessas regras com computação multipartidária pode impedir ou pelo menos mitigar ataques adversários da IA.

  • O blockchain permite a computação multipartidária segura, garantindo a privacidade dos dados durante o treinamento do modelo de IA, mantendo os dados descentralizados.

  • A verificação de identidade segura do blockchain aumenta a segurança dos sistemas de IA, impedindo o acesso não autorizado.

A integração da IA ​​ao Blockchain pode estabelecer um ambiente de IA seguro, transparente, rastreável e descentralizado, protegendo nossa privacidade, aprimorando a responsabilidade e manifestando IA responsável.

Transações: a IA programável atende à blockchain programável

Agentes e robóticos de IA são programáveis. Contatos inteligentes, o motorista dos ativos digitais, são programáveis. Faz todo o sentido que os ativos digitais seriam o trilho de pagamento preferido para agente para humano e agente para agente, que inclui robótica.

A Crypto é um dinheiro programável e nativo da Internet, com várias vantagens para alimentar a economia baseada em agentes. À medida que os agentes da IA ​​se tornam mais autônomos e se envolvem em micro-transações em escala, a eficiência da cripto, a natureza e a programabilidade sem fronteiras o tornarão o meio preferido de troca sobre os trilhos fiduciários tradicionais.

Recente: A pesquisa de IA de código aberto senciente supera o GPT-4O e a perplexidade

A verdadeira interseção do Web3 e a IA Agentic para transações financeiras poderiam surgir através de novos tokens e protocolos adaptados para este caso de uso. Estes podem estender os recursos do Stablecoin, integrando funcionalidades específicas do agente.

Nesse cenário, os pagamentos podem ser feitos usando um ativo especializado que os agentes podem apostar em controle de qualidade. As políticas de corte podem penalizar o mau desempenho, enquanto os validadores podem resolver disputas com base na qualidade da tarefa.

Além disso, a reputação dos agentes pode estar diretamente ligada às suas apostas simbólicas. A incorporação de regras por meio de contratos inteligentes permite que os usuários tenham controle sobre seus trabalhadores/assistentes autônomos, permitindo um desligamento ou até mesmo um “interruptor de matar”, se necessário, quando os agentes da IA ​​começam a se comportar perigosamente.

Se Goldman Sachs quer criar agentes de IA que pensem e agem como um funcionário experiente em um setor altamente regulamentado e com risco imperativo para sistemas financeiros e na estabilidade dos mercados financeiros extremos, seria vital, não opcional, ter esses agentes de IA controlados por tokens programáveis.

Embora essa abordagem exija avanços no Web3 e na IA Agentic, ela não é tão distante quanto parece.

A empresa de desenvolvimento da Blockchain Skyfire lançou recentemente uma plataforma de pagamento que permite que os agentes de IA gastem dinheiro de forma autônoma. Com o ex-vice-presidente de produtos e serviços da Ripple Amir Sarhangi, a plataforma da empresa permite que uma empresa entregue uma carteira pré-carregada a um agente de IA.

O protocolo da empresa converte o dinheiro em USDC (USDC). No início de março, a Skyfire trouxe sua rede de pagamentos que permite aos agentes da IA ​​fazer transações autônomas da versão beta.

O uso de ativos digitais para robótica, dispositivos VR e transações de IA Agentic vai além de um modo de pagamento para transações. Pode melhorar a experiência e a segurança do usuário e permitir inúmeros modelos de negócios que nunca existiram.

Seria interessante ver como tudo se desenrola e se outras empresas se seguirão.

No entanto, existem problemas de risco a serem abordados, e devemos estar atentos a como eles estão, no mínimo, atenuados. É aqui que devemos considerar cuidadosamente as medidas de segurança discutidas anteriormente.

Sair da “visão de túnel” para uma abordagem multifacetada

Há muito foco na evolução da IA ​​- IA generativa, IA agêntica, modelos de raciocínio, modelos do mundo físico e muito mais – todos focados na premissa de que a IA é a única tecnologia que precisamos para alcançar agentes autônomos da IA ​​em escala.

Essa é uma abordagem de visão de túnel de como os produtos são construídos e é um tanto míope: não entender o que precisa ser realizado além do avanço dos modelos de IA para o ecossistema evoluir e escalar.

A IA, por mais avançada que seja, não pode se sustentar por conta própria e precisa do apoio da tecnologia blockchain – uma partida programável feita no céu. Portanto, devemos atuar em uma abordagem multifacetada. Devemos pensar e tratar a IA e a Web3 juntos em termos de inovação, regulamentação e infraestrutura. Isso é fundamental para a base de uma economia agêntica bem -sucedida.

“Os sonhos são construídos com fundações sólidas” e a hora de construí -las é agora.

Opinião de: Merav Ozair, PhD.

Este artigo é para fins gerais de informação e não se destina a ser e não deve ser tomado como aconselhamento legal ou de investimento. Os pontos de vista, pensamentos e opiniões expressos aqui são os únicos do autor e não refletem ou representam necessariamente as opiniões e opiniões do cointelegraph.