A guerra comercial de Trump pressiona o mercado de cripto

A guerra comercial de Trump pressiona o mercado de cripto

As preocupações com uma guerra comercial global continuam a pressionar os mercados tradicionais e de criptomoeda, à medida que os investidores se preparam para um potencial anúncio tarifário do presidente dos EUA, Donald Trump, em 2 de abril – uma medida que pode definir o tom da trajetória de preços do Bitcoin ao longo do mês.

Trump anunciou as tarifas de importação pela primeira vez sobre os bens chineses em 20 de janeiro, o dia de sua inauguração como presidente.

Os medos tarifários globais levaram a preocupações de inflação aumentadas, limitando o apetite por ativos de risco entre os investidores. O Bitcoin (BTC) caiu 18% e o índice S&P 500 (SPX) caiu mais de 7% nos dois meses após o anúncio tarifário inicial, de acordo com os dados do TradingView, TradingView dados mostram.

“No futuro, 2 de abril está chamando a atenção aumentada como um potencial ponto de inflamação para novos anúncios tarifários dos EUA”, disse Stella Zlatareva, editora de despacho da plataforma de investimento em ativos digitais Nexo, ao Cointelegraph.

S&P 500, BTC/USD, gráfico de 1 dia. Fonte: TradingView

O sentimento do investidor sofreu outro golpe em 29 de março, depois que Trump pressionou seus consultores seniores a adotar uma posição mais agressiva sobre as tarifas de importação, que podem ser vistas como uma potencial escalada da guerra comercial, o Washington Post relatadocitando quatro fontes sem nome familiarizadas com o assunto.

O anúncio de 2 de abril deve detalhar tarifas de comércio recíproco direcionadas aos principais parceiros comerciais dos EUA. As medidas visam reduzir o déficit comercial estimado em US $ 1,2 trilhão de mercadorias e aumentar a fabricação doméstica.

Relacionado: Bitcoin ‘mais provável’ de atingir US $ 110 mil antes de US $ 76,5 mil – Arthur Hayes

ETFs de bitcoin, as baleias continuam acumulando

Apesar da incerteza crescente, grandes detentores de bitcoin – conhecidos como “baleias”, com 1.000 BTC e 10.000 BTC – continuaram a se acumular.

Os endereços nesta categoria permaneceram estáveis ​​desde o início de 2025, de 1.956 endereços em 1º de janeiro a mais de 1.990 endereços em 27 de março – ainda abaixo do pico do ciclo anterior de 2.370 endereços registrados em fevereiro de 2024, GlassNode dados mostram.

Contagem de endereços de baleia. Fonte: GlassNode

“O apetite por risco permanece silenciado em meio a ameaças tarifárias do presidente Trump e da incerteza de macro em andamento”, de acordo com Iliya Kalchev, analista de despacho da Nexo, que disse a Cointelegraph:

“Ainda assim, o acúmulo do BTC por baleias e um ponto de streak de entrada de 10 dias para a demanda institucional constante. Mas surpresas hawkish-da inflação ou do comércio-podem manter a criptografia em abril.”

Relacionado: O STABLECOIN SUPPER $ 1T poderia dirigir em seguida Rally Crypto – Coinfund’s Pakman

Os fundos negociados em troca de bitcoin dos EUA interromperam sua sequência de acumulação de 10 dias em 28 de março, quando o ETF da Fidelity registrou mais de US $ 93 milhões em saídas, enquanto os outros emissores de ETF não registraram entradas ou saídas, CARO Os dados dos investidores mostram.

Fluxos de ETF de Bitcoin. Fonte: CARO Investidores

Apesar das preocupações de volatilidade de curto prazo, os analistas permaneceram otimistas sobre a trajetória de preços do Bitcoin para o final de 2025, com previsões de preços que variam de US $ 160.000 a acima de US $ 180.000.

https://www.youtube.com/watch?v=gnunx0qwh3q

Revista: Dicas do SCB $ 500K BTC, a SEC atrasa as opções de ETF ETHER e muito mais: Hodler’s Digest, 23 de fevereiro a 1 de março